14 de set. de 2010

Véu

Até a pouco tempo era difícil pensar em uma noiva sem véu! E mesmo nessa época onde, Caquetes, Voilettes, Flores estão fazendo a cabeça das noivas, o Véu tradicional não sai de moda!

Mas muitas noivas não tem nem idéia da sua origem e importância!

O uso do véu da noiva era um costume da antiga Grécia e que foi criado para proteger a noiva de mau olhado e também de outros possíveis admiradores. No mundo Árabe o Hijab (véu), quer dizer, em árabe, 'o que separa duas coisas'. O véu da noiva significa separar-se da vida de solteira, para entrar em uma nova vida; a de esposa. No casamento judeu a noiva usa um véu durante a cerimônia. A tradição tem origem na história de Rebeca que se cobriu com um véu, quando viu e aproximou-se do futuro marido, Isaac. (Gênesis 24:65) Historicamente, as noivas usavam o véu caindo sobre as costas no dia do matrimônio como prova de virgindade e da cor branca para ressaltar a pureza. Pelo fato de apenas as mulheres virgens poderem usar o véu, essa idéia permanece até os dias de hoje e faz parte dos costumes, portanto a noiva que casa-se pela segunda vez não deve usar véu na cerimônia de casamento. Os primeiros véus feitos de tule de seda datam do século dezenove.*


O Véu e os seus tamanhos




Curtos
Véus curtos permitem a noiva um visual mais leve, menos seriedade e muito charme. São indicados casamentos informais ou semi formais, casamentos durante o dia. Combina com cerimônias ao ar livre como em jardins, campo ou chácaras. 

Na altura dos ombros – Pode ser usado com quase todos os tipos de vestidos. Seu volume pode ter apenas uma camada de tule ou mais volumoso com duas ou três camadas.

Cotovelo – Seu tamanho coincide com a cintura. Pode ser usado com qualquer tipo de vestido, mas há quem diga que não combina com vestido de cauda.

Ponta do dedo – O véu é um pouco mais longo que a ponta do dedo da noiva. Pode ser usado com todos os tipos de vestidos, exceto com os vestidos acima do tornozelo. Também pode ser considerado como véu médio: que vai até a cintura e pode ou não ser usado com vestido de cauda.
Longos
Véus longos ou muito longos são extremamente sofisticados, ficando permitidos apenas para cerimônias noturnas, formais ou ultra formais. O longo pede um vestido e um estilo mais formal. Normalmente é usado após às 20 horas e em ambientes fechados. Pode ter de 2,50 até 5m, maior que isto é desnecessário além de incomodar a noiva, já que provoca um esforço ao ser arrastado.

Véu catedral – É o véu que se arrasta pelo chão. Também são véus formais e clássicos, usados com vestidos de calda longa. O comprimento deste tipo de véu geralmente ultrapassa o comprimento da calda do vestido em no mínimo 12cm. Jamais deve ser usado em casamento casual, como em jardim ou praia.

Dica: Se optar por um véu de catedral, use várias camadas, para durante a recepção retirar a camada mais comprida e ficar mais à vontade.


Além de levar em conta  o lugar e o horário do casório lembre-se de pensar no seu  tipo físico e formato do rosto:




Face oval - este tipo de face é o tipo mais simétrico, e pode usar o que melhor lhe agradar, desde que combine com o vestido.
Face muito redonda - combina com um véu que caia ao longo dos lados da face, pois ajuda a afiná-la.
Face quadrada - necessita ser suavizada com um véu mais longo, em vez de curto.
Face oval mais comprida - pode ser complementada com véus em cascata, adornados com tiaras, ou com uma coroa de flores, ou de cristais.
Face triangular (tipo coração) - precisa aumentar a parte inferior da face usando véus que pendam da parte anterior da cabeça, pois o volume aparecerá pela parte de trás da cabeça enfatizando o queixo.

Tipo físico
Noivas magras e altas podem usar véu preso abaixo do coque
Noivas com silhuetas equilibradas podem usar véu em qualquer comprimento


Mas fala sério! Mesmo com todas estas  "regras" escolha o que te faz e feliz pois no fim das contas é isso que importa!


Fonte:*http://www.casamentoecia.com.br/ as fotos não me lembro mais de onde!

2 comentários:

  1. NOSSA!!!
    Amei as informações sobre os véus!!!
    Quero o meu longo e cobrindo o rosto!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei... o post!!!
    Eu estava mesmo precisando de algumas dicas...
    Acho q vou usar o veu médio.
    novinhaecia.blogspot.com
    bjs

    ResponderExcluir